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Sob Lula, as classes D e E descobriram o consumo |
O governo Lula abriu um ciclo marcado pelo crescimento econômico voltado para o mercado interno, mas sobretudo pela inclusão social de segmentos – as chamadas classes “D” e “E” – antes completamente marginalizados da sociedade brasileira. Segundo o sociólogo André Singer, Lula foi “o mais varguista dos sucessores do dr. Getúlio” – isso porque estabeleceu uma “ligação com os setores populares antes desarticulados. Ao construir, desde o alto, o povo em ator político, o lulismo retoma a combinação de autoridade e proteção aos pobres que Getúlio encarnou”, ressalta Singer. No primeiro mandato, essa inclusão resumiu-se a algumas medidas de aumento do consumo popular, na contramão da ortodoxia econômica, como o Bolsa Família e o crédito consignado, além do aumento real do salário mínimo. Na análise de Singer, até 2005, a ligação entre Lula e os setores populares era virtual, posto que o governo optara por não entrar em confronto com o grande capital, mantendo uma política ecônomica ortodoxa. Mas a partir dali, quando Lula se viu ameaçado pelo escândalo do mensalão, as coisas começaram a mudar.
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Demorou, mas Lula acabou incorpando Vargas |
“Foi só então que, empurrados pelas circunstâncias, o líder e sua base se encontraram: um presidente que precisava do povo e um povo que identificou nele o propósito de redistribuir renda sem confronto”, diz Singer (a velha “Astúcia da História” hegeliana?, perguntaríamos nós). Ele explica também que foi preciso o segundo turno de 2006 para que ficasse claro que o povo tinha tomado partido. “Pela primeira vez, o andar de baixo tinha fechado com o PT, antes forte na classe média, numa inversão que define o realinhamento iniciado quatro anos antes”. Isso permitiu a Lula maior desenvoltura no segundo mandato. Lançou-se o PAC (Programa de Aceleração do Desenvolvimento), que criou um ciclo virtuoso de crescimento econômico e geração de empregos. Nem mesmo a crise de 2009 foi capaz de interromper esse ciclo, graças à política keynesiana do governo de desonerar os impostos de bens de consumo, como carros e a linha branca, apostando no mercado interno.
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Berlusconi |
O problema é que a inclusão desses setores antes marginalizados se fez de maneira despolitizada, como na era Vargas. Esses setores não precisavam participar de manifestações, não ingressaram em sindicatos e associações, não fizeram greves – antes, são muito ciosos da “ordem”. E, como disse o jornalista Paulo Henrique Amorim, essa classe média emergente é incapaz de perceber que a sua ascensão só foi possível porque houve uma importante vitória política: Lula tirou o oxigênio ideológico do projeto neoliberal do tucanato paulista. E quando a classe média ascende sem saber por quê o que acontece?, indaga Amorim. “A classe média pode ir perfeitamente para o Berlusconi. Aliás, a classe média é a massa com que o Berlusconi faz a pizza”.


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