Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

SATCHMO

Louis Armstrong completaria 110 anos no dia 4 de agosto. Apelidado de Satchmo ou Pops, foi um dos maiores trompetistas e cantores de jazz de todos os tempos. Originário de New Orleans, Armstrong teve uma influência fundamental no jazz, mudando o foco da improvisação coletiva para a performance individual. Com sua voz grave, Armstrong também foi um cantor sem igual, demonstrando grande destreza como improvisador, capaz de vocalizar sílabas com maestria como ninguém antes dele.

Louis Armstrong foi um dos primeiros artistas negros americanos verdadeiramente populares, cuja cor da pele ficaria em segundo plano mesmo numa América absurdamente racista. Essa popularidade lhe permitiu ser socialmente aceitável aos WASPs (brancos, anglo-saxões e protestantes), completamente fechados aos negros. Embora Satchmo raramente se manifestasse publicamente sobre questões raciais, ele foi um grande defensor dos direitos civis.

Com ele, o jazz passou a ser datado: AA (Antes de Armstrong)ou BA (Before Armstrong, para os anglo-falantes) e DA (Depois de Armstrong) para nós, ou AA (After Armonstrong)para os gringos.   




















Nenhum comentário:

Postar um comentário