Powered By Blogger

sábado, 7 de maio de 2011

DIEN BIEN PHU OU A DERROTA DO COLONIALISMO


Soldados franceses em Dien Bien Phu
 No dia 7 de maio de 1954 os vietnamitas impuseram uma derrota militar à França na batalha de Dien Bien Phu, acabando com o domínio colonial francês sobre a Indochina. Os franceses tinham reocupado a Indochina logo depois da derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, mas Ho Chi Minh, líder do Vietminh - força guerrilheira que lutou contra os japoneses - rebelou-se contra a tentativa de recolonização. Foram quase oito anos de combates.
Tropas vietnamitas
O coronel francês Henri Navarre, comandante do Corpo Expedicionário francês na Indochina, determinara a ocupação daquele vale no noroeste do país, na fronteira entre Vietnã, Laos e China. Os franceses dispunham de 17 mil homens, a maioria da Legião Estrangeira, além de paraquedistas e outras tropas de elite e aviação. O general vietnamita Vo Nguyen Giap montou uma operação de cerco contra os franceses, mobilizando civis e milhares de soldados - cerca de 50 mil do Vietminh - e muitas peças de artilharia.

General Vo Nugyen Giap
 Os vietnamitas tomaram as quatro fortificações - que foram batizadas, diz a lenda, com os nomes das amantes do coronel Christian Castries, o comandante de Dien Ben Phu: Dominique, Elaine, Claudine e Huguette. O Vietminh destruiu os aeroportos da fortaleza, impedindo as tropas francesas de receberem reforços e suprimentos. Cerca de dois mil franceses morreram, cinco mil ficaram feridos e 11 mil foram feitos prisioneiros. Os vietnamitas perderam oito mil homens. Foi talvez a mais séria derrota do colonialismo, mas depois disso o Vietnã teria que enfrentar a força do maior poderio militar do planeta, os Estados Unidos. O mesmo general que derrotou os franceses em Dien Bien Phu venceria os americanos 20 anos depois: Vo Nguyen Giap, que este ano completa 100 anos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário