Walter Lippmann |
“O
único sentimento que alguém pode ter acerca de um evento que ele não vivenciou
é o sentimento provocado por sua imagem mental daquele evento”. Walter
Lippmann, Public Opinion
A citação acima é de um
jornalista americano, Walter Lippman, que era cético em relação à capacidade “objetiva”
da imprensa e do público leitor discernir entre a realidade e a ficção. Abaixo,
um texto do professor Venício Lima sobre a construção social da realidade pela
mídia no Brasil para a criação de uma “opinião pública”.
Que “opinião pública” é
essa?
Por Venício A. Lima
no Observatório da Imprensa
“Brasília virou as costas para o julgamento do maior escândalo da história recente do país. Em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), silêncio e um vazio perturbador. O maior ato do dia, que contou com apoio do PSDB, do DEM e do PPS – principais partidos de oposição – reuniu apenas 15 manifestantes.”
Assim começa matéria
sob o título “Faltou quorum na praça” que o Correio Braziliense publicou no dia
seguinte ao início do julgamento da Ação Penal nº 470 pelo Supremo Tribunal
Federal.
No Valor Econômico, a
matéria “Nas ruas, mensalão é ignorado pela população, que preferiu Olimpíada”,
descreve:
“Na fachada das lojas
populares de eletrodomésticos do centro de São Paulo, grandes televisores, cuja
compra pode ser parcelada em até 24 vezes, dividiam-se na programação do dia. A
animação Monstros S.A. e a transmissão dos jogos olímpicos em Londres ocupavam
com grande vantagem as telas, com exceções dedicadas a programas de culinária e
uma apresentação da banda americana Bon Jovi. Nenhuma mostrava o primeiro dia
do histórico julgamento da Ação Penal nº 470, vulgo mensalão”.
As observações acima
constituem exceções. De maneira geral, a grande mídia ignorou o desinteresse da
população em relação ao julgamento. Até mesmo os responsáveis pela segurança
pública na Praça dos Três Poderes em Brasília teriam sido surpreendidos.
Confirmando os fatos
descritos, pesquisas de opinião indicam que apenas uma em cada dez pessoas tem
conhecimento do julgamento. Perguntados sobre “quem é o principal envolvido no
mensalão?”, o nome mais citado é Carlinhos Cachoeira (cf. CartaCapital nº 709,
pág. 21).
Apesar de tudo isso,
jornalistas e colunistas insistem em equacionar o massacre dos indiciados que
tem sido veiculado diariamente na grande mídia como sendo “a voz das ruas” e
“pressão da opinião pública” sobre os ministros do STF para que se condene “os
réus do maior escândalo da história recente do país”.
Como escreveu o
sociólogo Marcos Coimbra, presidente do Instituto Vox Populi, “o que a grande
imprensa brasileira menos quer é que o Supremo julgue. Ela já fez isso. E não
admite a revisão de seu veredicto”.
Qual opinião pública?
Existem lições recentes
de nossa história política que merecem ser relembradas. Retomo comentários que
fiz sobre o livro do historiador e cientista político Aluysio Castelo de
Carvalho – A Rede da Democracia – O Globo, O Jornal e Jornal do Brasil na queda
do governo Goulart (1961-64)” – coedição da NitPress e Editora da UFF, 2010.
Carvalho parte de uma
visão panorâmica do papel postulado para a “opinião pública” por alguns dos
pensadores clássicos da tradição liberal – Hobbes, Locke, Montesquieu,
Constant, dentre outros. No Brasil, Rui Barbosa e Oliveira Vianna atribuíram
“às elites dirigentes responsáveis o papel de intérprete dos interesses da
nação” e também colocaram “a imprensa em primeiro plano, enfatizando sua
posição central como órgão da opinião pública” (pág. 29).
A principal hipótese de
Carvalho é a de que, no início da década de 1960, os jornais cariocas estudados
abandonaram a concepção institucional de representatividade da opinião pública
– aquela que se materializa através dos partidos, de eleições regulares e de
representantes políticos – e recorreram a outra concepção, a publicista, que
“ressalta a existência da imprensa como condição para a publicização das
diversas opiniões individuais que constituem o público”.
A adoção da concepção
publicista faz com que não só a crítica aos partidos políticos e ao Congresso
se justifique, como também sustenta a posição de que os jornais são os
legítimos representantes da opinião publica.
A partir da análise de
pronunciamentos feitos na Rede da Democracia e de editoriais dos jornais,
Carvalho conclui:
“Ocorreu por parte (de
O Globo, O Jornal e Jornal do Brasil) uma exaltação da própria imprensa como
modelo de instituição representativa da opinião pública, porque se viram mais
comprometidos com a preservação da ordem social liberal. Os jornais cariocas
construíram uma imagem positiva da imprensa, em detrimento da divulgada sobre o
Congresso. (…) Os jornais se consideravam o espaço público ideal para a
argumentação, em contraposição à retórica dita populista e comunista que teria
se expandido no governo Goulart e estaria comprometida com a desestruturação
das instituições, sobretudo do Congresso. Os jornais se colocaram na posição de
porta-vozes autorizados e representativos de todos os setores sociais
comprometidos com uma opinião que preservasse os tradicionais valores da
sociedade brasileira ancorados na defesa da liberdade e da propriedade privada”
(pág. 156).
Entre os inúmeros
pronunciamentos e editoriais analisados por Carvalho, merece destaque o
publicado em O Jornal
[2 de março de 1962] que toma como referência o que considera a relação
existente entre sociedade e sistema político nos Estados Unidos. Diz o
editorial:
“Ninguém ignora quanto
o governo americano é sensível à opinião pública e se deixa conduzir por suas
reações. Congresso e Poder Executivo não ousam nunca contrariá-la, temendo
republicanos e democratas os seus pronunciamentos nas urnas. (…) Nos Estados
Unidos os governos condicionam invariavelmente as suas decisões aos resultados
da auscultação da vontade e do sentimento do povo, rigorosamente traduzidos
pela imprensa” (pág. 159).
Grande mídia e “opinião
pública” hoje
A “concepção
publicista”, apresentada por Carvalho, foi um fenômeno restrito à articulação
do golpe de 1964 pelos principais jornais cariocas ou corresponde a uma postura
permanente da grande mídia brasileira?
Diante da cobertura que
vem sendo feita do julgamento da Ação Penal n. 470 pelo STF e da postura de
jornalistas e colunistas, deixo a resposta com o eventual leitor(a).
(*) jornalista,
professor aposentado da UnB e autor de, entre outros livros, de Política de Comunicações: um balanço dos
Governos Lula (2003-2010), Editora Publisher Brasil, 2012
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